Bipap
O BiPAP (Bilevel Positive Pressure Airway) é um dos tipos de respiradores mecânicos usados no suporte ventilatório por pressão e que são tipicamente empregados para a ventilação não invasiva. Semelhante a um compressor, ele tem a capacidade de gerar um fluxo de ar para o paciente fazendo com que a pressão nas vias aéreas do indivíduo fique sempre positiva.
O aparelho trabalha com dois níveis de pressão (uma pressão inspiratória maior e outra pressão expiratória menor), que se alternam nas vias aéreas durante o ciclo respiratório. Normalmente ele é administrado através de uma Máscara Nasal ou Facial. Essas duas pressões positivas associadas dão ao paciente um conforto maior ao respirar, simulando uma respiração espontânea com acompanhamento da respiração voluntária do paciente.
Bobath Baby e Pediátrico
O Conceito Bobath é um modelo holístico e interdisciplinar de prática clínica, baseado em pesquisas atuais e em constante evolução. Sua prática enfatiza o manuseio terapêutico individualizado tendo como suporte a análise de movimento para habilitação e reabilitação de indivíduos com fisiopatia neurológica.
Usando o modelo da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), o terapeuta estabelece uma abordagem de resolução de problemas para avaliar a atividade e participação com a finalidade de identificar e priorizar aspectos íntegros e deficiências relevantes para o estabelecimento de resultados atingíveis para clientes e cuidadores.
Comunicação alternativa PODD
Pra quem não conhece ou nunca ouviu falar, PODD (Pragmatic Organisation Dynamic Display) é um método de comunicação alternativa desenvolvido pela fonoaudióloga Gayle Porter (amo essa mulher!), no Centro de Paralisia Cerebral da Austrália.
Estimulação Visual
A estimulação visual é algo que fazemos instintivamente com as crianças ao nosso redor, ao lhe oferecer objetos coloridos e de formatos diferentes as instigando a perceber os objetos ao seu redor e com o passar dos dias, a reconhecê-los.
Sendo assim, a função visual na criança pequena pode ser aprimorada com os estímulos corretos, principalmente nos primeiros meses de vida, pois há uma facilitação na integração da criança e do meio ambiente.
A Estimulação Visual Precoce tem a função de estimular a visão residual em crianças portadoras de baixa visão, neste caso podemos chama-la de Reabilitação ou Reeducação Visual.
Integração Sensorial de Ayres®
A Integração Sensorial é um processo neurobiológico que promove a capacidade de processar, organizar, interpretar sensações e responder de maneira apropriada ao ambiente. Permite que os sentidos forneçam informações acerca das condições físicas do corpo e do ambiente e, portanto, possibilita a criança experimentar o corpo nas ações e nas atividades do dia-a-dia. Em contraste, a Disfunção de Integração Sensorial é uma desordem na qual a informação sensorial não é integrada ou organizada adequadamente no cérebro. E pode produzir vários graus de problemas no desenvolvimento, no processamento da informação, no comportamento e na aprendizagem tanto motora quanto conceitual.
A práxis, capacidade de idealizar, planejar e executar as ações, também pode estar comprometida. O desenvolvimento da práxis é um dos objetivos da Integração Sensorial, que favorece a capacidade prática de realizar as atividades da vida diária como: alimentação, vestuário, higiene pessoal, brincar, atividades escolares, participação social entre outras.
Kinesio Tape
O método Kinesio Taping é uma técnica de reabilitação desenvolvida para facilitar o processo de regeneração do organismo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir o seu movimento, promovendo um funcionamento normal. A aplicação do Kinesio Tape reduz edemas e a dor de lesões musculares.
Laserterapia
Um dos principais objetivos da laserterapia é normalizar o processo de reparação tecidual. A laserterapia é uma técnica de fototerapia (também conhecida como terapia de fotobiomodulação) que envolve a aplicação de uma luz monocromática e coerente de baixa intensidade em muitos tipos de lesões e patologias.
Medek (CME)
O Cuevas Medek Exercises (CME) é uma metodologia baseada em exercícios dinâmicos e desafiadores contra a gravidade. Seu objetivo principal é reforçar o potencial de recuperação natural de crianças que apresentam alguma dificuldade motora, como as que nascem com síndrome de Down.
Padovan
O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.
Uma terapia clássica de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.
O Método Padovan recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.
É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso depois que perdeu suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc.
A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados. Para ser aplicado, o Método Padovan não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito, e pode ser aplicado em consultórios, em leitos, UTI´s de hospitais e também a domicílio.
Pediasuit
O método PediaSuit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas de uma criança.
PROMPT
Não é apenas uma técnica de tratamento para ensinar os sons da fala, a abordagem Prompt envolve muitos aspectos. Existem muitos estudos científicos sérios que comprovam sua eficácia no tratamento das desordens motoras de fala, como as Apraxias de Fala e Disartrias.
RTA
O RTA – Reequilíbrio Toracoabdominal – é um método de terapia manual global que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores através da reorganização do sinergismo muscular respiratório, que se perde na presença de disfunção respiratória. Essa reorganização, no repouso e durante as atividades funcionais, possibilita a redução do esforço muscular ventilatório, melhora a ventilação e otimiza as atividades funcionais.
Nossas terapias
Fisioterapia Neuromotora
A fisioterapia motora tem como objetivo avaliar a função motora e estabelecer estratégias para manter e possibilitar a funcionalidade do paciente através da manutenção e/ou melhora da mobilidade articular, força muscular, prevenindo encurtamentos, retrações musculares e deformidades ósseas.
Fisioterapia respiratória
A fisioterapia respiratória avalia a função respiratória e previne complicações pulmonares e consiste na aplicação de técnicas que melhoraram a capacidade de insuflação máxima e a eficácia da tosse, promovendo maior qualidade de vida aos pacientes. Utilizamos os método RTA.
Fonoaudiologia
É a especialidade responsável pela promoção, avaliação, diagnóstico, orientação e aperfeiçoamento da função auditiva periférica e central. Sua atuação engloba ações de promoção, proteção e recuperação da saúde nos diversos aspectos relacionados à alimentação e comunicação do paciente. Este tipo de tratamento pretende resolver não apenas os distúrbios da linguagem, mas também promover o modo de comunicação sadio e eficaz.
Terapia Ocupacional
É a área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas, motoras, psíquicas e sensoriais decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos. O objetivo da terapia é ampliar o campo de ação, desempenho, autonomia, independência e participação, considerando recursos e necessidades de acordo com o momento e lugar, estimulando condições de bem-estar e autonomia.
Psicomotricidade
Auxilia e capacita o paciente na assimilação do aprendizado, baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial, permitindo assim que o indivíduo se desenvolva em áreas como coordenação motora e afetividade.
Equoterapia
É um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial das crianças com deficiências e/ou necessidades especiais.
Hidroterapia
É utilizada como um recurso auxiliar na reabilitação ou prevenção de alterações funcionais. Utiliza as propriedades físicas da água como empuxo ou flutuação, pressão hidrostática, resistência ao movimento com sobrecarga natural no corpo imerso em piscina aquecida objetivando o relaxamento, analgesia e redução de impacto, que associada a movimentos e exercícios específicos potencializam seus efeitos terapêuticos.
Musicoterapia (em breve)
Método que utiliza-se de sons e/ou músicas para facilitar e promover a comunicação, aprendizagem, mobilização, expressão e organização (física, emocional, mental, social e cognitiva). É muito utilizado no tratamento de TDAH e em pacientes com transtorno do espectro autista, pois ajuda a melhorar o nível de concentração e acalmar a ansiedade. Também é utilizado no caso de distúrbios neurológicos, psiquiátricos, motores e sensoriais da criança.
Psicologia
A Psicologia pode ser compreendida como uma das áreas dentro do campo das ciências humanas que visa estudar o ser humano e sua relação com o mundo. Podemos encontrar a contribuição desta ciência em vários campos, um deles é a Psicologia Clínica exercida na Recriando que possui o objetivo do estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção.
Psicopedagogia
A Psicopedagogia estuda os processos de aprendizagem, assim como suas dificuldades a partir de uma natureza terapêutica visando a intervenção ou assumindo um trabalho preventivo e de estimulação precoce.